quinta-feira, 21 de abril de 2011

Blog Parceiro Destaque do mês de abril de 2011




1 - Fale um pouco sobre você ( nome, idade, local onde reside) de suas experiências dentro e fora do artesanato.
Meu nome é Adriana Marchi, mas sou mais conhecida como a Adri. Tenho 25 anos, sou formada Pedagoga pela PUCRS/ProUni e atuo como professora de Educação Infantil da rede particular de Porto Alegre, mas moro na cidade vizinha Canoas, no RS. Trabalho profissionalmente com o artesanato desde 2007, quando comecei a receber as primeiras encomendas. Então divido a minha rotina como artesã pela manhã e nos finais de semana e como pedagoga no turno da tarde.

2 - Como e quando começou suas atividades como artesã.
Comecei fazendo peças para uso próprio, a primeira foi um calendário para minha sala de aula em meados de 2004 quando ainda nem conhecia o e.v.a. Depois passei a aceitar encomenda das colegas e amigas próxima e só mais tarde resolvi me registrar como artesã, montar um blog e comercializar para todo o Brasil.

3. Fale sobre seu blog e de como surgiu a idéia de sua marca.
Inicialmente pensei no blog como um local para guardar as fotos dos meus trabalhos. Sempre que finalizava uma peça já pensava em registrá-la pois tinha "pena de entregá-la". Aí o blog nasceu e o nome surgiu a partir da idéia de transformar ele em um verdadeiro Baú, cheio de coisas legais, dicas, idéias, moldes, sugestões...então nasceu o BAÚ DE LETRAS.

4. Onde aprendeu e onde busca informações e inspirações para seu trabalho.

Aprendi com algumas revistas, busquei moldes pela internet e comecei a criar meus próprios modelos. Fiz alguns cursos de artesanato para aperfeiçoar as peças em 3D e isso me ajudou muito. Até hoje ainda faço cursos, pois sempre há o que aprender. Gosto desta troca entre colegas e professoras. Isso enriquece nosso trabalho.

5 - Quais são suas preferências no artesanato e seus projetos.
Amo as peças planas, cadernos, guirlandas, painés. Faço as bonecas em 3D também mas confesso que não sou tão apaixonada assim. Agora estou iniciando no artesanato em scrapbook e me surpreendo a cada dia com as novas possibilidades de criar sobre o papel. Tenho feito alguns álbuns de bebê e estou adorando.


6 - Como você vê o mercado de artesanato hoje e como lida com a competição.
Vejo um mercado muito amplo, principalmente pela internet. A competição existe mas acho que há espaço para todas, até porque no mundo do artesanado NINGUÉM consegue fazer uma peça extamente igual a outra. Até quando temos que confeccionar peças em grande quantidade elas nunca sairão iguais, imagina uma artesã copiando da outra, não existe isso. Sempre há um toque especial de cada uma. São detalhes que fazem a diferença....eu diria uma GRANDE DIFERENÇA.

7 - Você acha que é possível viver de artesanato hoje em dia.
Sim, mas você deve sempre buscar coisas novas, atrativos, nem que seja para mudar o visual do seu blog ou site. Inove, inove e inove....todo mês, toda semana, todo dia se puder. O mundo voa e as novidades também.

8- O que foi importante pra você no inicio do seu trabalho.
Foi a propaganda "boca a boca", percorri muitos blogs, apresentei meu trabalho e aí as encomendas foram surgindo., Outra coisa foram os investimentos, nunca tive medo de investir em novos produtos para melhorar a qualidade das minhas peças. Não tenha medo de comprar fitas novas porque são mais caras, ou furadores diferentes...pense que isso será investimento e fará a diferença no seu trabalho. Foi assim com a minha última aquisição: a máquina da sizzix. Não me arrependo um minuto, pois ela facilita muito.

9. Como funciona a venda de seus artesanatos, é totalmente voltado em vendas pela internet ou você tem algum outro meio de venda. Fale um pouco a respeito de como achar o melhor meio de expor seus produtos.
Utilizo basicamente a internet, tenho o blog e uma lojinha virtual. Vendo meus trabalhos para todo o Brasil e também já enviei alguns para fora do país. Com a intenet é mais simples, até as formas de pagamento são facilitadas e você não tem aqueles horroros problemas em receber o valor das pessoas. Mas também vendo para amigos, conhecidos, sem muita divulgação...quem faz mesmo essa divulgação são eles próprios entre sim, um comenta com o outro e vai indo, assim meu trabalho vai se espalhando. Sonho um dia em ter uma loja e com isso expandir meu trabalho ainda mais....planos, muitos planos.

10- Deixe algum comentário para artesãos iniciantes baseado em sua experiência.
Não tenha medo de tentar, invista e insista no seu trabalho. Treine, treine e treina, no e.v.a isso vale para corte, corte e corte, quanto mais cortar mais habilidades e firmezas com a tesoura você terá. Com o tempo você vai só se aperfeiçoando. Inove, renove e crie muito.
 
Beijocas
da Adri

5 comentários:

Andréia Tomazi disse...

Sou super fã da Adri! Ela é uma fofa! Estou começando no artesanato em e.v.a e sempre busco as novidades no BAÚ.
Beijocas!!!

Ari Meu Cantinho do Eva disse...

Sou uma grande admiradora e fã dos trabalhos da Adri, só desejo a ela mais e mais SUCESSO!!!!
Bjs, fiquem com Deus.

Erminda Carla, disse...

linda... maravilhosa... amo seu blog e curto tudo o que faz
sou sua fã!!!
bjs e sucesso sempre
cada dia mais e mais

lu disse...

oi minha menina.vc é um bebe ainda e ja esta ensinando tanta coisas .me sinto feliz em conhecer seus trabalhos.tenho só o segundo grau com auxiliar de contabilidade.fugi a regra de td minha familia .pois tds as minhas primas são diretoras ou professoras.é que na minha epoca estava na moda essa de fazer contabilidade.detesto,rsrsrs.mesmo assim sempre tive paixão em ensinar,por isso consegui alfabetizar tds os meus filhos e agora aos 54 anos estou tentando fazer o mesmo com pablo e hannah ,que são meus netos de 5 e 7 anos,faço de td pra ajudar a eles nos deveres de casa.pablo esta com sete e ja esta lendo e escrevendo.esta maravilhado com esse mundo novo e eu claro como avó coruja fico babando vendo o desenvolvimento deles.mais sempre estou precisando de vcs por perto.vc é DDDDDDD++++++++++.MIL BJJJJJJ.LU

ateliê artmix disse...

http://atelieartmixln.blogspot.com/ tbm quero entrar pra lista dos blogs

Postar um comentário