terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Blog Parceiro Destaque do Mês Janeiro de 2011

Conheça o Blog destaque do Mês de Janeiro


Flávia Borges e o "arteiro"  João Vitor

1 - Fale um pouco sobre você ( nome, idade, local onde reside) de suas experiências dentro e fora do artesanato.
Meu nome é Flávia, tenho 31 anos. Moro em São Lourenço - MG, uma linda cidade turística, no Circuito das Águas. Sou esposa, mãe, artesã e voluntária no trabalho missionário
                           
2 - Como e quando começou suas atividades como artesã.
Comecei a trabalhar com eva há 2 anos, mas somente há 1 ano profissionalmente. Meu filho começou a estudar e queria levar um presente todos os dias para a professora que é um amor. Como não dava pra comprar um presente a cada dia, comprei algumas folhas de eva e fiz uma pasta decorada com o nome dela. (foto anexa). Ela gostou tanto, elogiou, mostrou pra todo mundo e eu fiquei tão feliz que sempre que fazia alguma coisa nova mandava pra ela. Mas foi assim que me incentivou a continuar. Hoje somos grandes amigas! Já decorei a sala de aula dela e sempre que pode continua sendo minha "cobaia".

3. Fale sobre seu blog e de como surgiu a idéia de sua marca.
O blog surgiu da necessidade de criar um mostruário para os clientes. No início eu fazia vários trabalhos e levava comigo por onde eu fosse. Ninguém acreditava que um trabalho feito em eva pudesse ser bem acabado, bonito e com capricho. Por isso precisa levá-los pessoalmente. Depois precisava publicar as fotos das encomendas e trabalhos realizados e assim surgiu o Ateliê Arte com amor.
Já enviei peças para diversos estados do Brasil, para a Argentina, Espanha e Portugal.                                                                                       

4. Onde aprendeu e onde busca informações e inspirações para seu trabalho. 
Aprendi pesquisando na internet. Olhava, copiava, fazia e desfazia... Até conseguir! Com as fofuchas também foi assim. Tentei contato com algumas artesãs mas todas moravam muito longe. As despesas seriam muito altas. Um dia acordei decidida a fazer uma fofucha. Fiquei mais ou menos umas 10 horas até ficar pronta. E a professora do meu filho (a cobaia) a ganhou de presente.  

5 - Quais são suas preferências no artesanato e seus projetos. 
Gosto de fazer decoração infantil, de sala de aula e criar as fofuchas. 



6 - Como você vê o mercado de artesanato hoje e como lida com a competição.
 Antigamente ser artesão era complicado. Para aprovar um cadastro por exemplo era muito difícil. Era uma profissão não reconhecida. Hoje as coisas mudaram, com o tempo os bons profissionais tomaram espaço. Se aperfeiçoaram, expandiram seus clientes.
Como em toda profissão existem os bons e maus profissionais. Mas é uma profissão fantástica. Onde conheceríamos tantas pessoas amáveis e generosas?

7 - Você acha que é possível viver de artesanato hoje em dia 
Sim. Os primeiros anos são investimento. Adquirir material, se aperfeiçoar, fazer cursos, etc. Para quem não tem uma loja própria vale à pena buscar parceiros e lojas que possam vender suas peças.

8- O que foi importante pra você no inicio do seu trabalho 
Duas coisas foram muito importantes: O incentivo do meu marido e amigos e a generosidade de outras artesãs. Foi o que me impulsionou. Mesmo não fazendo trabalhos perfeitos eles elogiavam e mesmo não conhecendo as técnicas elas com toda paciência me ensinavam uma forma de melhorar e valorizar meus trabalhos.

9. Como funciona a venda de seus artesanatos, é totalmente voltado em vendas pela internet ou você tem algum outro meio de venda. Fale um pouco a respeito de como achar o melhor meio de expor seus produtos.
A maior parte do meu trabalho é vendida através do blog. Estou sempre divulgando através das redes sociais para os amigos as novidades. A exposição em feiras e lojas também é uma boa ferramenta.

10- Deixe algum comentário para artesãos iniciantes baseado em sua experiência 
Quando comparava meus trabalhos com o de outras artesãs às vezes ficava incomodada por não estarem tão perfeitos como eu gostaria (isso acontece ainda hoje!). Depois aprendi a fazer tudo com amor e dedicação. Dar o meu melhor. Com o tempo as mãos vão ficando mais habilidosas, os desenhos ficam mais firmes e a criatividade fluindo naturalmente. Não dá pra querer fazer igual a ninguém. Somos únicos e em algum momento você vai ter uma idéia brilhante (como ninguém pensou nisso antes?!?) e será um diferencial. Busque conhecimento e compartilhe também. Isso é importante e faz um bem danado!


6 comentários:

Flávia Borges disse...

Agradeço de coração pelo carinho e cuidado comigo.
Me sinto honrada por poder fazer parte dessa família!
Bjs.
Flavinha

CRIARTE E.V.A disse...

Estou aqui para agradecer por fazer parte deste cantinho aconchegante do blog do Armazém do E.v.a.Fico Feliz pelo crescimento que teve esta empresa que há menos de pouco tempo ficou tão conhecida por milhares artesãs.Estou na torcida para que cresça cada vez mais!
Parabéns Armazém do E.v.a pelo sucesso!
Beijos!
Tathy

Carlab disse...

Parabéns pela entrevista!
Adorei!!!
"Todo começo de aprendizagem de uma caminhada é difícil, basta fortalecer as pernas e perseverar e dar o primeiro passo!
Quando o medo impera atrapalha o caminhar, mas quando se coloca doses de coragem e de amor tudo funciona!"
Beijocas
Carla Brandao

recreioanimado disse...

olá me chamo samia quero fazer trabalhos c eva acho um trabalho muito lindo ainda mais de incentivo de pessoas lindas de coração como vc, espero consegui fazer pois a minha maior dificuldade e mexer na internet mas eu chego lá, Quero q Deus abençoe a todos

Amanda Fonseca disse...

Amei a entrevista com a Flavinha, além dela ser um doce de pessoa, uma artesã super profissional, é ainda uma amiga com quem se pode contar sempre. A escolha do mês foi perfeita! Bjks pro Poderoso Chefão e pras Meninas Super Poderosas! kkkkkkkkkkk

Niese Tocafundo disse...

olá minha amiguinha linda! Adorei a entrevista, vc é show! E esse gatinho lindo!! hihihi bjns

Postar um comentário