sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Blog Parceiro Destaque do Mês Novembro de 2010

A Partir de agora, todo mês vocês irão conhecer um pouco da arte e do artesão que será escolhido cuidadosamente por nossa equipe ao qual nos contará sua incrível jornada no mundo da Arte. Confira agora o blog destaque do mês de Novembro.



1 - Fale um pouco sobre você ( nome, idade, local onde reside) de suas experiências dentro e fora do artesanato.
Me chamo Daniela, tenho 29 anos, moro em São Paulo. Sou dona de casa, casada, tenho 3 filhos. E no momento tenho como atividade somente o artesanato, que além de hobby, virou meu trabalho atual.
2 - Como e quando começou suas atividades como artesã.
Sempre gostei de artesanato e desde a adolescência já procurava algo para fazer, comecei com papel vegetal, fazia cartões e era minha paixão, já fiz velas, pintura em madeira, decoupage, arte em feltro, até que a um ano mais ou menos me encontrei no EVA, me apaixonei por esse material, pelas infinitas possibilidades de transformá-lo, não há limites, cada dia mais e mais idéias vão surgindo e hoje já parte da minha vida. 
3. Fale sobre seu blog e de como surgiu a idéia de sua marca.
O blog surgiu a uns três anos e tinha somente o nome ARTEDADANY, já que fazia de tudo um pouco, mas depois vi que eu precisava mudar isso e especificar minha arte, mudei totalmente a aparência e o nome para ARTE EM EVA. 
4. Onde aprendeu e onde busca informações e inspirações para seu trabalho. 
Sempre via essas bonecas lindas chamadas de fofuchas aqui na internet, mas era algo muito distante pra mim, nem passava pela minha cabeça como fazê-las, mas começou a ficar curioso demais, e comecei a ir atrás, “fuçando” na net mesmo, era difícil encontrar dicas e passo-a-passos, hoje isso já mudou bastante, mas aos poucos fui descobrindo até que me arrisquei na primeira ponteira, depois uma fofucha, foi muito difícil mas consegui!!!
E hoje busco inspiração em coisas reais, com peças personalizadas, bonecas com o estilo de uma pessoa, ou em uma situação que alguém vive, no computador,no telefone, fazendo algo que a pessoa goste de fazer. 
5 - Quais são suas preferências no artesanato e seus projetos. 
Como disse acima, gosto muito de fazer peças personalizadas, lembrancinhas com tema infantil. Tenho muitos projetos, e um deles estou já começando a colocar em prática que é o lançamento de apostilas das minhas peças. Tem muita novidade vindo por aí... 
6 - Como você vê o mercado de artesanato hoje e como lida com a competição.
 
O mercado de artesanato vejo como qualquer outro, tudo exige muita dedicação e disposição pra correr a atrás, ficar sempre por dentro do que é novo é fundamental, saber o que as pessoas procuram, enfim não descansar nunca, pois é um trabalho que só depende do seu esforço. E como qualquer outro trabalho tem competição sim, mas no artesanato temos a vantagem de cada peça é única, e por mais que alguém faça a mesma que vc fez não vai ficar igual, então não me preocupo muito com competição, sei que minhas peças são únicas.


7 - Você acha que é possível viver de artesanato hoje em dia 
Acho sim possível viver de artesanato, todo começo é difícil, e o processo é longo, até você conseguir fazer seu trabalho ser reconhecido, vai levar tempo e você precisa de muita paciência, como qualquer começo de carreira. Se você acredita no seu trabalho e não tem preguiça de correr atrás, dá pra ir muito longe sim.
8- O que foi importante pra você no inicio do seu trabalho 
O mais importante foi o apoio principalmente do meu marido Eduardo, é difícil quando ninguém acredita em você, na sua capacidade de criar, de ir longe.
E quando tem alguém que faz isso com certeza tudo fica muito mais fácil. 
9. Como funciona a venda de seus artesanatos, é totalmente voltado em vendas pela internet ou você tem algum outro meio de venda. Fale um pouco a respeito de como achar o melhor meio de expor seus produtos.
Comecei vendendo somente pela internet, e logo depois resolvi expor meus trabalhos em feiras de artesanato, e percebi que depois disso as vendas pela internet aumentaram bastante. Expor em feiras é essencial para que as pessoas conheçam seu trabalho de perto, uma forma de passar seu contato para várias pessoas. Uma coisa ajuda a outra, a internet ajuda vc a divulgar onde encontrar seus produtos e as pessoas que conhecem seu trabalho na feira gostam de saber que podem estar adquirindo pela internet também.
10- Deixe algum comentário para artesãos iniciantes baseado em sua experiência 
O recadinho que gostaria de deixar para quem está começando, é que vocês devem fazer primeiramente por gosto, por diversão, distração, não pensar em dinheiro a princípio, pois como já mencionei o processo é demorado. Então curtam bastante fazer para seus filhos, para presentear, que é uma ótima maneira de demonstrar seu trabalho, e a perfeição vem com a prática, muita prática e o dinheiro é conseqüência de tudo isso...


8 comentários:

Meire Gouveia disse...

ola!!
gostei muito dessa idéia de vcs.uma forma inovadora de prestigiar o artesão.
parabéns a vcs e a homenageada dany.

Nelma Medeiros disse...

Olá! Adorei a iniciativa, gostei muito de conhecer a Daniela e agora posso aconpanhar o trabalho dela. Espero um dia, poder fazer parte dessa parceria também. Abs!

Magia deCriança disse...

Achei muito legal essa iniciativa de vocês. Com isso vamos conhecendo mais artesãs para troca de experiências. Gostari muito ser parceira de vocês e espero um dia poder fazer parte. BJS!!!!!1

Cogumelo de E.V.A disse...

Fiquei muito feliz com essa iniciativa também. Nada como um espaço especialmente para nós artesãs, poder divulgar e contar um pouquinho da nossa história!!!

Anônimo disse...

NOSSA QUE IDÉIA BRILHANTE, A DIVULGAÇÃO DE NOSSO TRABALHO NESTE ESPAÇO,
PARABÉNS A ARTESÃ ESCOLHIDA

Clau Santana disse...

Parabéns ao ARMAZÉM DO E.V.A. pela inciativa, pois incentivo é sempre bom!
Parabéns Dany pela sua história.
Clau Santana.

carla massano disse...

DANY AMO SEU TRAB ME INDENTIFICO MUITO COM VC, QDO EU FOR A SAO PAULO VOU COM CERTEZA ATE VC.TE ADMIRO MUITO OBRIGADA PELO MOLDE QUE NOS FORNECE MEU E MAIL É CEMASSANO@GMAIL.COM

Elisa Artesanatos disse...

Parabéns ao ARMázem DO EVA. Por esta entrevista, foi útil demais, com dicas super importante, para iniciantes como eu. Amei...

Postar um comentário